O mal é precisar de alguma coisa
deste sistema deficiente montado em Portugal. Isso significa ter que lidar não só
com burocracia da burocracia, como com os “excelentes” recursos humanos que
invariavelmente nos conduzem para uma ou várias das seguintes situações:
Antes demais é necessário
descrever os Recursos Humanos:
Trata-se de um ser, na maioria
das vezes, completamente alheio, indiferente e insensível ao problema que se
lhe apresenta e que como solução poderá responder da seguinte forma:
"- Tem de preencher os 10
impressos, quando terminar venha entregar."
"- O serviço que pretende não é
nesta senha (depois de esperar a manhã toda para ser atendido), tem de tirar a
senha X. Próximo!"
"- Não posso receber a
documentação porque falta o documento D! Volte amanhã."
"- Nós aqui não tratamos disso.
Inscreva-se na plataforma e aguarde."
Depois de vários dias / meses a
tentar resolver o problema surgem as seguintes soluções:
"- Não demos resposta porque não
foi entregue nenhum formulário! Tem o comprovativo de entrega?, Ah! Deve ter-se
extraviado. Tem de preencher novamente os 10 formulários e entregar à minha
colega e aguardar o contacto do serviço."
"- Não, não preciso do seu IRS.
Como? Esteve cá ontem e não aceitaram a documentação por causa do IRS?? Nem sei
que lhe diga. Dê cá, eu trato disso já."
"- Diz no Manual que tratamos
disso? Não tratamos. Não pode dizer no Manual. Leu mal. Ok, leu bem,
interpretou mal! Tem de se inscrever na Plataforma e aguardar."
Justificação do comportamento: O
recurso humano considera-se bastante injustiçado pelo empregador (Estado).
O requerente, vulgo desgraçado
que precisa de alguma coisa, considera que é bastante incompreendido, que o
desemprego é que fazia bem a esta gente viciada e formatada e dependendo do grau
de arrogância do recurso humano e personalidade do requerente, tende a
demonstrar os seguintes comportamentos:
- Agredir o medíocre no meio das
fuças depois de saltar por cima da secretária/guichet.
- Começar a chorar convulsivamente
porque não consegue conter.
- Entregar todos os 10
formulários sair dali (irritada com vontade de saltar por cima da secretária/guichet),
para aguardar quiçá uns 2 anos.
- Pedir o livro de reclamações.
Eu pessoalmente ainda só não utilizei
a opção 1 e 4. Normalmente opto pela opção 3.
Nota: Hoje estou agressiva.
Querida Nura,
ResponderEliminaraqui no Brasil, as coisas são assim também.Ou talvez até piores.
E, o mais triste, é saber que não podemos fazer nada para mudar a situação.
Abraços.
Respirar fundo repetidas vezes ajuda!! Beijos
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