6 de março de 2018

Este processo que é deixar de fumar


Deixar de fumar, tem sido um processo gradual e muito lento.

Começou há uns anos quando deixei de fumar os cigarros com mais nicotina e os substituí por cigarros com 3mg de nicotina com sabor a menta. Ao fim de um mês não suportava fumar mais cigarros de menta, mas ainda não estava pronta para deixar de fumar.

Comecei a fumar cigarros com 1mg de nicotina. No início parecia que estava a fumar ar. Não sentia nada. Mas pouco tempo depois comecei a sentir o sabor destes cigarros. Continuei a fumar e sempre que o tabaco aumentava de preço dizia que ia deixar de fumar, não aconteceu, claro. Com mais um aumento de tabaco reduzi os cigarros para metade. Comecei a comprar cigarros dia sim, dia não.

Tenho reflectido sobre esta necessidade de fumar e de manter este hábito que me faz pessimamente à carteira. Sobre a forma como me irrito se me esqueço dos cigarros, se não encontro um isqueiro, sobre revirar a mala para encontrar magicamente os cigarros que ficaram no bolso do casaco. Sobre os meus atrasos porque tenho de ir de propósito levantar dinheiro e ainda passar na papelaria para comprar cigarros. Sobre as alterações de humor dependentes da privação de um cigarro. Sobre esta escravidão.

Iniciei o ano sem uma data marcada. Fui pensando e fumando. Fui-me despedindo a cada cigarro. Fui analisando o que sentia quando fumava. Porque fumava. Quando queria mesmo fumar.  Que dependência era esta que eu não conseguia abandonar. Que espécie de pessoa sou eu que me custa mais deixar de fumar do que terminar relacionamentos. E se eu sofri e pensei que ia enlouquecer, mas fui firme…se sou assim, também consigo deixar de fumar, mas quando? 

Talvez o melhor seria pensar numa data de referência, algo importante que marcasse. Mas falta muito para os meus anos e mais ainda para o ano novo. Como se deixar de fumar não fosse significativo o suficiente.
Eu quero deixar, mas gosto de fumar, eu sinto falta dos cigarros, mas preciso deixar de fumar. É isso, vou deixar de fumar. O meu vício é mais psicológico que outra coisa. É isso. No início do mês vou comprar os comprimidos para não sentir ansiedade e acaba-se o tabaco. Que medo, que é que estou para aqui a dizer? Até vou fumar um cigarro.

Sem comentários:

Enviar um comentário